Arte Hermética has the purpose of artistic expression beyond the traditional means used (painting, sculpture, literature, poetry, dramaturgy among others) mainly in the forms of expression of the unconscious, diving in deeper strata of the human psyche, whose frontier is the Unknown. When a internal goal-processing takes place, doubtlessly we have become Hermetics.

SOCIEDADE LAMATRONIKA - Página Oficial / Official Page

Photobucket - Video and Image Hosting

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Aubrey Beardsley

Aubrey Vincent Beardsley (1872-1898) nasceu em Bringhton, Inglaterra. Foi um influente artista, ilustrador e autor. Estava alinhado com o Yellow Book, um coterie (grupo) de artistas e escritores, e produziu muitas ilustrações para a revista. Ele estava também intimamente alinhado com Æsteticismo [1], a contraparte Britânica da Decadência e Simbolismo.

Aubrey Beardsley foi a mais controverso artista da Art Nouveau, renomado por suas imagens negras e perversas e o grotesco erótico, com temas que ele explorou em seus últimos trabalhos. Suas mais famosas ilustrações eróticas estavam nos temas de história e mitologia, incluindo suas ilustrações para Lysistrata e Salomé. Muitas de suas imagens são feitas em nanquim, e configurados em amplas áreas negras contrastando com as amplas áreas em branco.

Foi um amigo íntimo de Oscar Wilde e ilustrou sua peça Salomé em 1893 para seu lançamento na França; ela foi lançada em Inglês no ano seguinte.

Ele também produziu extensas ilustrações para livros e revistas (por exemplo, para uma edição deluxe de Le Morte d’Arthur de Sir Thomas Malory) e trabalhou para revistas como The Savoy e The Studio. Beardsley também escreveu Under the Hill, um conto erótico inacabado baseado livremente na lenda de Tannhäuser.

Beardsley foi também um caracturista e fez mesmo algumas charges políticas, espelhando o espírito irreverente de Wilde na arte. O trabalho de Beardsley refletiu a decadência de sua era e sua influência foi enorme, claramente visível nos trabalhos dos Simbolistas Franceses, o Poster Art Movement de 1890 e o trabalho de muitos artistas do pós-período da Art Nouveau como Pape, Mucha and Clarke.

Ele tinha um caráter excêntrico tanto público quanto privado. Ele disse, “Eu tenho um alvo - o grotesco. Se eu não sou grotesco eu não sou nada.” Wilde disse que ele tinha “um rosto como uma machadinha de prata e cabelos verdes como a grama.”

Não obstante Beardsley estava alinhado com a facção homosexual que incluiu Oscar Wilde e outros estetas Ingleses, os detalhes da sexualidade de Beardsley permanecem em questão. Especulação sobre a sexualidade do artista inclui rumores de uma relação incestuosa com sua irmã mais velha, Mabel, que pode ter abortado uma criança dele.

Beradsley morreu de tuberculose em Menton, França aos 25 anos em 16 de Março de 1898.

Nota:

[1] Movimento estético em voga na Inglaterra Victoriana

Nenhum comentário: